• A procura de parceiros

Cacimbas

A Prefeitura, via programa Pró-Água, fez a interligação de mais de 60 cacimbas ao longo de estradas vicinais da zuna rural de Anápolis, refletindo diretamente na qualidade dessas vias. Na prática, trata-se de bacias de captação da água da chuva que propiciam à infiltração da água acumulada promovendo recarga do lençol freático e a manutenção de nascentes, além de evitar a destruição das estradas, a erosão do solo, a poluição e o assoreamento. 

Essas cacimbas começaram a ser construídas há mais de dez anos em projeto desenvolvido pela Emater em parceria com a Saneago. Mas, ao ser alertada sobre o projeto abandonado em 2006, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente decidiu retomá-lo e concluir os serviços que faltavam para deixá-lo funcionando já para o período de chuvas.

Como são feitas?

É um corte lateral na estrada, com o objetivo de dar nova destinação à água da chuva e às enxurradas que se formam com frequência durante o período chuvoso. Uma cratera circular é feita de maneira supervisionada, com bordas mais altas e de modo a permitir a infiltração. Seguindo a inclinação do terreno, uma cacimba se liga a outra, formando um novo caminho até o leito do rio.

Galeria